icone inicio.jpg

A Aplicação

Controle de filtragem/separação do mosto usando o Monitor de Turbidez ITM-3.

Os requisitos

Após o processo de esmagamento, o mash é bombeado para dentro do tun de lauter para separar o mosto do malte e gastar sólidos de grãos.

 

Depois de um período de descanso suficiente, o grão gasto assenta no fundo falso perfurado do filtro de ar, criando um bolo de filtração.

 

Neste ponto, o mosto que é bombeado a partir do fundo tem um alto teor de sólidos e precisa ser recirculado através de uma válvula de controle de volta para o filtro de saída para posterior filtragem.

 

O controle da válvula geralmente é feito manualmente usando um visor para inspecionar visualmente o mosto.

 

Esta drenagem contínua do mosto através do bolo muda a seção transversal dos capilares e, portanto, a porosidade da camada de filtro.

 

Quando o mosto que sai do depósito atinge a clareza adequada, pode ser enviado para a chaleira de mosto.

 

Como o mosto continua a ser esvaziado do tun lauter, o bolo de grão gasto continua a construir, no ponto correto ele é cortado por um ancinho ajustável para garantir uma drenagem consistente.

 

Juntar o bolo pode levar a flutuações na clareza do mosto de saída. A inspeção da clareza do mosto durante todo este processo é extremamente importante, pois uma quantidade excessiva de casca que pode ser transportada para a caldeira do mosto pode levar a problemas de fermentação e redução na qualidade geral.

ENTRE EM CONTATO

Produtos relacionados

A solução da Anderson-Negele

O monitor ITM-3 é instalado no tubo de descarga do afinador (ver fig. 1) onde, durante todo o processo, é utilizada uma medição de turbidez para controlar a válvula de comutação entre o retorno pelo circuito ou o direcionamento para a caldeira de mosto. Para iniciar a purificação, o mosto é primeiro retornado pelo loop até que o valor de turbidez desejado seja atingido.

 

Quando isto é conseguido, o mosto é autorizado a avançar no processo para a caldeira de mosto. Se o valor de turbidez medido exceder o alvo devido ao processo de corte ou pulverização, o mosto é retornado automaticamente ao circuito até que a clareza do objetivo seja alcançada.

 

Uma mensagem de mau funcionamento pode ser gerada se o valor de turbidez não cair abaixo do valor alvo dentro de um limite de tempo definido que justifique a ação de adição.

A vantagem da Anderson-Negele

Um ponto de mudança consistente baseado na turbidez assegura a qualidade desejada do mosto.

 

O controle automático baseado na medição de turbidez elimina erros devido a um processo manual que melhora o processo de fabricação de cerveja.

  • YouTube Anderson-Negele
  • https://www.facebook.com/AndersonNeg
  • LinkedIn Anderson-Negele